Afinal, o que é marketing de performance?

Afinal, o que é marketing de performance?

Marketing de performance é uma vertente do marketing digital totalmente focado em resultados. Isso está atraindo a atenção de muitos empresários, pois os resultados de suas campanhas podem ser analisados em tempo real e com muito mais precisão, permitindo que ajustes assertivos sejam feitos durante a veiculação de uma campanha.

Por maiores e mais exorbitantes que sejam os investimentos feitos pelas empresas na publicidade tradicional nos grandes veículos de comunicação em massa (como a TV e o rádio), não há como mensurar, efetivamente, o número de pessoas atingidas. Claro que existem indicadores que demonstram o número de residências assistindo determinado programa em um determinado horário. Mas é impossível saber se, de fato, todas essas pessoas estão vendo seu comercial, ou ainda, quantas pessoas compraram seu produto por causa desse mesmo comercial.

No ambiente digital, isso muda completamente, pois tudo é mensurável. Você tem acesso à jornada completa do consumidor e consegue segmentar o seu público-alvo de maneira eficaz em nichos muito mais específicos – a chamada microsegmentação- isso torna os investimentos muito mais certeiros e eficientes.

Um bom marketing de performance é resultado de duas metodologias de comunicação digital: inbound marketing e mídia de performance. Inbound marketing visa atrair o interesse do público-alvo por espontânea vontade, para isso são usados técnicas como marketing de conteúdo e SEO (otimização de resultados), enquanto que, mídia de performance visa uma segmentação mais específica e conta com anúncios pagos nos mecanismos de busca e redes sociais.

O resultado disso, são possíveis novos clientes e compradores, além de informações que podem ajudar na fidelização dos mesmos. Como o retorno sobre investimento (ROI) e dados comportamentais são muito tangíveis, é possível customizar uma campanha enquanto ela acontece, com a finalidade de maximizar os resultados e diminuir investimentos desnecessários, aumentando o lucro do cliente.

Comentários

Faça um comentário