Google Pinguim: próximo update poderá ser contínuo e em tempo real

Google Pinguim UpdateSegundo John Mueller, Webmaster Trends Analyst do Google, a próxima atualização do Pinguim deverá ser contínua e em tempo real. Gary Illyes, também Webmaster Trends Analyst, ressalta o cuidado de não fornecer aos participantes nenhuma data específica para esse novo rollout.

O objetivo do Pinguim é melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa do Google, combatendo principalmente técnicas de link building de baixa qualidade.  

O algoritmo faz uma leitura do perfil de backlinks do seu site e toma decisões no sentido de identificar se estes links são fruto de manipulação ou não. Como assim?

Como rejeitar backlinks?

É conhecido que a reputação de um site é um fator de enorme relevância para o bom posicionamento desse site no índice do Google. Como se constrói uma boa reputação? Captando links de qualidade para o site. Geralmente, um link de um site é considerado como um voto para a qualidade de seu site.

Por esta razão, o Google trabalha para que as ações em sites de terceiros não afetem um website negativamente. Contudo em algumas circunstâncias, os links de entrada podem afetar a opinião do Google sobre uma página ou um site e podem influenciar esse último de forma negativa, prejudicando seu rankeamento.

Se tiver feito o possível para remover os links com spam ou de baixa qualidade da Web que apontam para o seu site e não conseguir tirá-los do ar, você poderá rejeitar os links restantes. Basta pedir ao Google para não considerar certos links ao avaliar seu site por meio da Ferramenta para Rejeitar Backlinks. Para mais informações sobre como utilizar essa ferramenta, clique aqui.

Mas afinal, quando acontecerá a atualização do Pinguim? Gary diz que a próxima atualização está em um ‘’futuro previsível’’.

Sendo assim, caso seu site tenha sido punido pelo Pinguim, com o algoritmo rodando de forma contínua em tempo real, será mais fácil recuperar-se de punições, uma vez que não será necessário aguardar por meses até que o Pinguim sofra um novo rollout.

Será que teremos o Pinguim rodando de fato em tempo real e de forma contínua? Aguardemos!

Comentários

Faça um comentário