O fim dos botões de download enganosos

O fim dos botões de download enganosos

A Google publicou ontem – 12 de abril – um artigo no blog oficial que apresenta uma nova tecnologia ao usuário. Esse avanço possibilita uma navegação mais segura e eficiente. Consideramos esse post bastante relevante para os usuários, dessa forma traduzimos ele na íntegra para que vocês possam acompanhar tudo de perto! 🙂


Em novembro a Google anunciou que o serviço de Navegação Segura que protegeria os usuários de ataques de Engenharia Social (Social Engineering), ou seja, táticas enganosas que iludem a pessoa a fazer algo potencialmente perigoso, como instalar softwares não desejados ou revelar informação pessoal (como senhas, números telefônicos ou dados do cartão de crédito). Pode ser que você tenha se deparado com esse tipo de ataque em botões de download de arquivos, ou em imagens que alegam falsamente que seu sistema está desatualizado. Hoje, você entenderá como funciona o sistema de Navegação Segura, feito para proteger você desse tipo de conteúdo enganoso, como anúncios de engenharia social.

Engenharia social

Em conjunto com a política de engenharia social, a Google também anunciou que a partir desse momento, conteúdo clicável (como publicidade) em uma página da internet sempre será considerada Engenharia Social quando:

  • A página fingir através de ações ou aparência ser uma entidade confiável – como seu próprio aparelho, navegador, ou o site por si só.
  • Enganar o usuário para que ele faça algo que ele só faria sabendo que o ambiente é confiável – como compartilhar uma senha pessoal ou ligar para um serviço técnico.

Abaixo alguns exemplos de conteúdo enganoso, exibidos através de publicidade:

Engenharia social2

Essa imagem diz que seu software está desatualizado, tentando enganar o usuário a clicar em uma possível “atualização”.

Esses botões parecem que produzem conteúdo relacionado ao site visitado (como o site de um programa de televisão ou transmissão esportiva), através da cópia do design do site. Geralmente eles não se distinguem do resto da página.  A luta contra softwares mal intencionados e engenharia social está apenas no começo. A Google pretende continuar aperfeiçoando o navegador e a Navegação Segura para proteger e ajudar cada vez mais usuários a ficarem seguros durante a navegação.   Meu site será afetado?  Se os visitantes do seu website visualizam muitos conteúdos de engenharia social, a Navegação Segura do Google pode alertar os usuários se eles visitarem seu site. Se seu site estiver sinalizado por conter Engenharia Social, você pode solucionar esse problema através da ferramenta Search Console do Google.

Está imagem mimica um diálogo do software “FLV”, mas na verdade não é do desenvolvedor original.

Engenharia social

Esses botões parecem que produzem conteúdo relacionado ao site visitado (como o site de um programa de televisão ou transmissão esportiva), através da cópia do design do site. Geralmente eles não se distinguem do resto da página.

A luta contra softwares mal intencionados e engenharia social está apenas no começo. A Google pretende continuar aperfeiçoando o navegador e a Navegação Segura para proteger e ajudar cada vez mais usuários a ficarem seguros durante a navegação.

Meu site será afetado?

Se os visitantes do seu website visualizam muitos conteúdos de engenharia social, a Navegação Segura do Google pode alertar os usuários se eles visitarem seu site. Se seu site estiver sinalizado por conter Engenharia Social, você pode solucionar esse problema através da ferramenta Search Console do Google.

Comentários

Faça um comentário