Remover comentários do blog pode afetar seu ranqueamento

De acordo com John Mueller — webmaster sênior do Google — , a remoção de todos os comentários de um site pode prejudicar as classificações de pesquisa, causando um impacto negativo em seu posicionamento.

Tal constatação foi feita no Hangout de SEO da Central de Pesquisa do Google, quando um proprietário de um site questionou Mueller se os comentários são considerados nas classificações de busca. Sua intenção era remover todos os comentários do seu site, por isso, decidiu perguntar se tal ação poderia fazê-lo perder “pontos” no posicionamento.

Em respostas curtas, Mueller deixou claro que:

— Sim, o Google considera os comentários na hora de ranquear os melhores sites;
— Caso todos comentários sejam removidos do site, é muito provável que isso cause algum impacto na sua classificação nas buscas.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe as próximas informações:

Um conselho que vale ouro

Segundo Mueller, não existe uma regra que impeça a remoção dos comentários, sendo esta uma decisão individual do proprietário do site. Entretanto, em sua resposta ele oferece uma informação preciosa para quem se preocupa em aparecer nas primeiras páginas de pesquisa.

Ainda de acordo com o webmaster, o Google “enxerga” os comentários como parte do conteúdo. Desse modo, se um comentário contém detalhes que um pesquisador esteja procurando, ele pode ajudar o site a aparecer nos primeiros resultados da busca.

É importante ressaltar, porém, que o Google consegue distinguir o conteúdo principal da seção de comentários. Isso significa que os comentários são tratados de forma diferente pelo algoritmo e, nem sempre, serão vistos como uma “extensão” do conteúdo.

Há casos em que os comentários podem ser essenciais para as páginas, quando oferecem informações interessantes para o pesquisador. Mas nem sempre funciona assim, já que alguns comentários oferecem pouco ou nenhum valor.

Excluir comentários ou não? Eis a questão

A sugestão de Mueller é examinar as consultas que levam às páginas do seu site para descobrir se os comentários estão auxiliando os usuários. Somente assim será possível saber se vale a pena ou não fazer a remoção.

Nas palavras de John Mueller:

“Eu acho que, em última análise, depende de você. Do nosso ponto de vista, enxergamos os comentários como parte do conteúdo. Em muitos casos, também reconhecemos que esta é, na verdade, a seção de comentários, portanto, precisamos tratá-la de forma diferente. Mas, no final das contas, se as pessoas estão encontrando seu site com base nos comentários, se você excluí-los, evidentemente, não poderemos garantir um bom ranqueamento.

Isso é algo que, dependendo do tipo de comentários que você tem, da quantidade de comentários que você tem, pode ser que eles forneçam um valor significativo para suas páginas e possam ser uma fonte de informações adicionais, mas nem sempre é o caso.

Acho que você precisa examinar o conteúdo geral das suas páginas, as consultas que levam a elas, e avaliar quais dessas consultas podem desaparecer se os comentários não estiverem mais nessas páginas. E com base nisso, você pode descobrir o que fazer ”.

Mueller concluiu a declaração enfatizando que o Google não ignora os comentários. Portanto, se você optar por excluí-los, é razoável esperar pelo menos algumas mudanças em relação às classificações de pesquisa do seu site.

Outros detalhes importantes para o ranqueamento

Além de manter os comentários mais importantes, os especialistas em otimização de sites recomendam trabalhar com conteúdos consistentes e relevantes. Quanto maior for a qualidade dos seus artigos, mais tempo o usuário passará no seu site ou blog.

Vale destacar que o tempo gasto por cada pessoa nas páginas de um site também é um fator considerado pelo Google. É por isso que a originalidade e a extensão do conteúdo influenciam fortemente o seu posicionamento.

Quanto mais completo e interessante for o seu blog, mais o Google compreende que ele sanou as dúvidas do internauta e supriu sua necessidade de informação.

Se você precisa de especialistas para melhorar o ranqueamento do seu site, entre em contato conosco!

Tradução livre do artigo “Google: Removing Blog Comments May Impact Search Rankings” publicado em: https://www.searchenginejournal.com/

Comentários

Faça um comentário