Resultados de busca do Google para Desktop agora serão contínuos e não mais paginados

O Google está implementando uma mudança na forma como os resultados de busca são exibidos nos desktops – as telas de PC.

A ideia é encerrar as paginações e criar uma página de resultados contínua, ou seja, basta rolar para baixo para visualizar os próximos resultados, assim como já acontece nas pesquisas realizadas através de dispositivos móveis.

“Qual o melhor lugar para esconder um corpo? Na segunda página do Google”

Quais os impactos esperados disso para SEO?

Embora seja uma piada antiga no mercado de SEO, a frase acima faz sentido. Estudos mostram que aproximadamente 91% dos usuários não passam da primeira página de resultados.

Embora seja difícil fazer previsões sobre como o tráfego dos websites serão impactados, podemos analisar o cenário sob as seguintes perspectivas:

  • O usuário perderá a percepção do que é primeira ou segunda página de resultados.
  • Haverá mais facilidade para consultar os resultados não tão bem rankeados (fora do top 10).
  • Isso pode favorecer projetos de SEO que tenham diversos termos posicionados entre as posições 11 a 30 – que no esquema de SERPs paginadas, dependiam do clique do usuário para ir para a segunda ou terceira página.

O rollout teve início nos EUA e ainda não tem data precisa para chegar ao Brasil, contudo, não imagino que deva demorar tanto para acontecer.

Em email enviado do Google para o Search Engine Journal, o Google explica como será a nova dinâmica nas páginas de resultado. Abaixo o texto original, você pode consultar a tradução logo após a citação original:

“… we’re bringing continuous scrolling to desktop so you can continue to see more helpful search results with fewer clicks. It’s now even easier to get inspired with more information at your fingertips.

Now, when you scroll down you’ll continue to find relevant results so that you can discover new ideas. When you reach the bottom of a search results page, up to six pages of results will be automatically shown until you see a “More results” button if you wish to continue further.”

Tradução:

“… estamos trazendo a rolagem contínua para o desktop para que você possa continuar a ver resultados de pesquisa mais úteis com menos cliques. Agora é ainda mais fácil se inspirar com mais informações ao alcance dos seus dedos.

Agora, ao rolar para baixo, você continuará encontrando resultados relevantes para descobrir novas ideias. Quando você chegar ao final de uma página de resultados de pesquisa, até seis páginas de resultados serão exibidas automaticamente até que você veja um botão “Mais resultados” se desejar continuar.”

 

E isso será positivo para o mercado de SEO?

Em minha opinião, sim! Websites que possuem um trabalho de SEO poderão sofrer impacto positivo.

Vejamos esse estudo de dois casos reais (análise de rankings do SEM Rush):

PROJETO 1

O Projeto 1 conta atualmente com 83 resultados de busca rankeados até a posição número 100 (considerando as palavras-chave que inserimos no monitoramento).

Desses 83 resultados, temos:

  • Grupo A: 35 resultados de busca  rankeados entre as posições 1 e 3.
  • Grupo B: 22 resultados de busca rankeados entre as posições 4 e 10.
  • Grupo C: 26 resultados de busca rankeados entre as posições 11 e 100.

O Grupo C representa 31,3% do total de palavras-chave que contém resultados de busca rankeados até a posição 100. No modelo de SERP páginada, esse grupo basicamente não tinha chances de sucesso, contudo no modelo contínuo, as chances desses resultados serem vistos e portanto clicados, devem aumentar e tráfego incremental deve ser gerado para os projetos a partir desse ajuste do Google.

 

PROJETO 2

Já no Projeto 2 acima, vemos que incidência de resultados de pesquisa para as palavras-chave monitoradas e fora do Top 10 possui uma fatia muito maior do que no Projeto 1. Nesse caso, estamos falando de 66% dos resultados que somente são visíveis a partir da segunda página. Com o scroll contínuo facilitando a visualização desses resultados que antes ficavam muito escondidos, é possível inferir que poderemos ter um aumento incremental interessante no tráfego quando esse rollout do Google de fato acontecer aqui no Brasil.

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Renato Guitti
CEO & Founder

Especialista em estratégias digitais. Mais de 20 anos de experiência em marketing digital.