Websites da Wix sofrem com acentuadas perdas de posicionamento nos resultados de busca do Google

Uma das ferramentas mais populares de baixo custo para construir websites, a Wix, parece estar enfrentando problemas de indexação de seus sites junto ao Google. Há vários relatos recentes no fórum de Webmasters do Google acusando queda de posicionamento de vários sites feitos e hospedados na plataforma Wix.

Wix

Neste tópico em específico, John Mueller – Senior Webmaster Trends Analyst do Google, tem interagido e comunicado que o Google está investigando o problema e que estão trabalhando em uma solução. Ele também cita que os websites afetados serão reindexados mais rapidamente afim de acelerar a resolução do problema.

Se você é um usuário da plataforma Wix e notou uma queda acentuada nos seus rankings nos últimos dias, parece que esse não é um problema do seu projeto, mas sim um problema generalizado da plataforma.

Na matéria relativa a esse assunto no Search Engine Roundtable, muitos usuários fazem comentários que considero relevantes a essa questão: seria a qualidade dos sites feitos em plataforma gratuita um fator que tenha causado esse problema? Quem trabalha com SEO há muitos anos sabe que reputação é um fator gigante para bom rankeamento. A plataforma como um todo poderia ter perdido reputação junto ao Google? Ou a forma como os sites são exibidos pode ter sido mal rastreada pelo robô e interpretada como prática ruim pelo motor de busca? Alguns dos sites citados nas reclamações do fórum parecem estar cometendo algum tipo de keyword stuffing. Ademais os sites da WIX utilizam esquemas de AJAX crawling. Ou seja, o usuário vê uma página, mas o robô do Google deve ver outra para indexar o conteúdo corretamente. É um sistema mais delicado de indexação que com certeza está mais sujeito a falhas. Além disso, várias ferramentas externas e renomadas para checagem de SEO acusam que há problemas com frames nas páginas, algo que o WIX nega nesse post  em sua área de suporte.

Em suma, se você quer ter um projeto sério para uma empresa séria, vale a pena tem um site grátis e se sujeitar a todos esses tipos de problemas? Batalhar para conquistar tráfego e de repente perder sem saber o porquê e ter de esperar pacientemente a solução ser encontrada por terceiros enquanto o seu projeto acumula prejuízos? É para se pensar. Em qualquer área de negócios, você precisa de bons parceiros para crescer. Para construir um bom projeto de marketing digital, seu website é a base do castelo, se ele ruir, todo o resto irá sofrer sérios danos.

 

Comentários

Faça um comentário