A importância das palavras-chave no marketing digital

A importância das palavras-chave no marketing digital

 

Palavras-chave são a essência do Search Engine Marketing ou Marketing para Buscadores. Elas são uma ou mais palavras que os usuários digitam no buscador e são utilizadas para filtrar todas as páginas e selecionar as que se encaixam na sua busca. Por exemplo, se você digita no Google “quais são os melhores cursos de Excel em SP”, estão presentes palavras como: quais, são, os, de e em. Essas palavras são completamente genéricas e podem estar relacionadas a qualquer tipo de pesquisa. Você poderia apenas escrever “melhores cursos Excel SP” essas são as palavras-chave que o Google utiliza para filtrar a sua busca.

Esse é um conceito muito simples, porém aplicá-lo de maneira assertiva é fundamental para uma forte presença online, seja para um site ou uma marca.

Existem milhares de sites ou empresas que tratam do mesmo conteúdo que o seu, a concorrência é enorme, portanto é indicado que suas palavras-chave sejam o mais específico possível. Abaixo está ilustrado um conceito conhecido como “long tail” e a lógica é bem simples: quanto mais genérico forem as palavras, haverá mais concorrência, o custo das palavras será mais caro e a conversão será menor (pois são muitos resultados e as pessoas nem sempre acham aquilo que elas estão procurando). Porém, quanto mais específica for a busca, a chance do usuário achar o que ele realmente está procurando é muito maior pois haverá menos concorrência.

Por exemplo: se você está querendo contratar uma agência de marketing digital para aumentar a presença online da sua empresa e você digita no Google “marketing digital”. Você irá encontrar diversos blogs que falam sobre esse assunto, definições, projeções de mercado e etc. Porém, se você digitar “agências de marketing digital em SP”, com certeza você irá achar o que está procurando porque é mais específico e o funil de busca fica mais estreito.

A importância das palavras-chave no marketing digital

 

NÃO SE PREOCUPE APENAS COM O TÍTULO

Muitos pensam que é necessário colocar as palavras-chave apenas no título, porque é ele que aparece no resultado da busca. Porém, o Google tem um algoritmo muito complexo para filtrar as buscas e rankear os sites (ele calcula mais de 200 fatores diferentes que interferem na qualidade da página) e leva em consideração as palavras que estão dentro do texto.

Antigamente, os profissionais de SEO precisavam utilizar os termos exatos com os quais eles queriam ser relacionados e deveriam utilizar esses termos um grande número de vezes, então era comum que um texto tivesse 15 vezes o mesmo termo. Para que os usuários tenham acesso a um conteúdo de melhor qualidade, o Google passou a punir sites que utilizavam várias vezes o mesmo termo. Hoje, o Google preza pela naturalidade que esses termos aparecem nos textos e não há mais a necessidade de utilizar o termo exato, pois esse algoritmo reconhece qual é a intenção do texto e já o direciona para uma busca relacionada.

Palavras-chave são o elo mais básico entre o público-alvo e marca/blog. Fazer com que eles te achem no momento inicial de suas buscas faz toda a diferença, pois sua marca já está na mente do consumidor, aumentando a chance de conversão.

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