Marketing Imobiliário: O que é e como fazer

O marketing imobiliário é um conjunto de ações e estratégias que visam resultados e vendas para todo o negócio do setor de imóveis, ou seja: incorporadoras, construtoras e imobiliárias.

O marketing imobiliário tem como objetivo primordial impactar e atrair seu público, despertando o interesse deles em conhecer mais sobre esse tipo de negócio. Sendo de suma importância aprofundar-se em quem se deseja atingir e direcionar campanhas de forma estratégica, já com a definição dos objetivos, para entender se os resultados foram alcançados.

Existem diferentes ações de marketing, e compreendê-las é muito importante. Podem ser feitas ações para atração de novos potenciais clientes a conhecer mais do projeto, como também ações para pessoas que já conhecem o negócio, com objetivo final de venda. 

Em todo plano de marketing, é essencial envolver processos, planejamentos estratégicos e estabelecer o posicionamento adequado para o negócio. Esses processos são diários e proporcionam resultados tanto a curto prazo quanto, especialmente, a longo prazo. Todo esse esforço reflete no resultado final: o aumento das vendas.

Marketing Imobiliário: Quais são os tipos existentes?

Estratégias e Campanhas Offline

O marketing imobiliário offline se refere às estratégias e divulgação realizadas fora do ambiente digital, por meio de métodos tradicionais. Quando um plano de ação bem estruturado é implementado, o marketing offline desempenha um papel importante, especialmente para alcançar potenciais clientes em uma região específica.

  • Panfletos e folhetos impressos: distribuição de panfletos e folhetos nas áreas de interesse, como bairros residenciais e eventos locais.
  • Outdoor e mídia exterior: o outdoor e outras formas de mídia em locais estratégicos poderá alcançar inúmeras pessoas que passam por essas áreas.
  • Eventos e feiras imobiliárias: a participação em eventos e feiras imobiliárias permite a interação com potenciais clientes, aumenta a visibilidade, fornece informações detalhadas sobre os imóveis e cria relacionamentos pessoais.
  • Mala direta: são enviados materiais promocionais, como cartas ou catálogos impressos para as caixas de correio, para seu público-alvo local.

Estratégias e Campanhas Digitais

Com o crescimento do mundo digital, o avanço da tecnologia e o comportamento do consumidor mais ativo na internet, o marketing imobiliário digital emergiu como uma peça-chave no setor imobiliário.

Confira as principais estratégias:

Site otimizado para SEO:

O site é o cartão de visitas de toda empresa do ramo, seja ela de marketing para construtoras ou imobiliárias.

A otimização para mecanismos de busca possibilita que ela seja facilmente encontrada por usuários interessados. Por isso, é crucial realizar um estudo das principais palavras-chave utilizadas pelo público-alvo, a fim de criar conteúdo relevante, que responda às principais dúvidas e forneça informações importantes. 

Além disso, a estrutura do site deve ser bem organizada, apresentando informações claras e objetivas, fotos de qualidade e um design atraente para oferecer uma experiência agradável aos visitantes.

Redes sociais:

As redes sociais trazem maior facilidade para a interação com o público, então é de suma importância investir nelas para se consolidar em meio à concorrência e se destacar em meio a conteúdos de interesse para o seu público. 

Exemplo de conteúdos: manter o usuário por dentro de como está o andamento das obras, atualizações com as tendências do mercado imobiliário, dicas e o que considerar durante a visita a uma propriedade, entre outros. Lembrando que ter o perfil atualizado gera maior credibilidade. 

Google Ads:

Essa é uma das ferramentas mais efetivas em geração de leads dentro do marketing imobiliário. Um bom posicionamento em pesquisas no Google é muito importante para a presença digital no mercado imobiliário. Continue lendo nosso post, que falaremos com mais detalhes sobre as melhores estratégias no Google Ads.  

Facebook Ads e Instagram Ads:

Essa é uma poderosa ferramenta que permite alcançar o público-alvo desejado, direcionando anúncios com base em diversas segmentações. Continue lendo para saber mais detalhes. 

Waze Ads:

Anunciar em um aplicativo tão popular no Brasil, poderá te ajudar a impactar muitas pessoas, no momento certo. O Waze Ads possibilita anúncios direcionados aos usuários que estão com o aplicativo aberto e estão passando próximo ao seu empreendimento específico ou lançamento imobiliário, por exemplo. 

A plataforma de anúncios do Waze também fornece métricas detalhadas de desempenho. Você pode acompanhar o número de impressões dos anúncios, cliques recebidos e quantos usuários visitaram sua localização após visualizarem o anúncio. Isso permite uma análise precisa dos resultados de suas campanhas. 

Portais Verticais:

São plataformas especializadas em setores específicos de mercado, como o imobiliário. Eles oferecem uma audiência segmentada composta por pessoas que estão ativamente a procura de imóveis.

Esses portais permitem uma exposição ampliada das propriedades, além da segmentação geográfica para alcançar regiões específicas. Eles também oferecem acesso a informações detalhadas sobre os empreendimentos, fornecendo aos interessados uma visão abrangente das propriedades antes de entrar em contato.

Régua de relacionamento:

Dificilmente um cliente em potencial estará preparado para fechar negócio na primeira interação da imobiliária. Por isso, para obter leads qualificados e maximizar os resultados, é necessário estabelecer relacionamento por meio de um canal de comunicação, permitindo a criação de conteúdo relevante e comunicados para a sua base de leads. 

A régua de relacionamento é uma rotina automatizada de envio de comunicações periódicas para o lead, alinhado ao estágio em que se encontram no processo de compra. Essas comunicações podem ser por meio de e-mails, Whatsapp ou SMS. 

Confira alguns dos diferentes objetivos de uma régua de comunicação:

  • Boas-vindas: receber seus novos clientes no momento da compra do imóvel.
  • Pesquisa e feedback: pesquisa feita para validar e entender a percepção dos clientes após a compra.
  • Abandono: quando o lead entra na sua página, mas não finaliza o cadastro. Manter um relacionamento com comunicados e novidades sobre a imobiliária.
  • Relacionamento: atualizar os usuários sobre a imobiliária ou novo lançamento, para estimular a finalização da compra. Exemplos: listar as principais características do imóvel, mostrar as vantagens comparado ao concorrente na mesma região, explorar as facilidades da região que o lançamento será realizado, etc.

E-mail marketing:

Essa é uma estratégia que possibilita uma comunicação direta e personalizada com clientes e leads. Através do e-mail, você cria relacionamento por meio de conteúdos relevantes de novos imóveis disponíveis, atualizações no mercado, dicas úteis e ações com alguma condição específica. 

No e-mail marketing, você pode segmentar sua lista de contatos com:

  • Localização;
  • Preferências de imóveis;
  • Estágio na jornada de compra.

Isso possibilita o envio de mensagens direcionadas e personalizadas, aumentando a relevância e a taxa de resposta.

Marketing Digital Imobiliário: como conquistar leads pela internet

Ao investir em marketing digital imobiliário, podemos obter maior número de leads qualificados, com potencial para se tornarem clientes. 

Para alcançar esse objetivo, é fundamental compreender o funil de vendas, identificando em qual etapa os seus leads se encontram, a fim de personalizar a comunicação de forma adequada e direcioná-los ao momento certo para a tomada de decisão. 

Dessa maneira, aumentamos as chances de conversão e fechamento de negócios no mercado imobiliário. 

O que é Funil de Vendas? 

O Funil de vendas é um modelo que representa o processo que o seu potencial cliente passa. O nome “funil” tem como ideia que, à medida que os leads avançam, o número de potenciais clientes diminui, para se tornarem clientes efetivos. 

Elas são divididas em etapas, representando cada fase do processo de compra: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Vamos compreender cada uma delas:

  • Topo de funil: podendo ser chamada também de “fase de conscientização”. São as pessoas que ainda não conhecem a sua marca e estão à procura de algo relacionado ao seu serviço.
  • Meio de funil: podendo ser chamada de “fase de interesse”. Elas estão na fase de aprendizado, já entenderam o problema que elas possuem e já conhecem sua marca, e estão nessa fase de descoberta.
  • Fundo de funil: fase de decisão! As pessoas estão mais preparadas e já sabem que precisam desse serviço. Do ponto de vista de marketing, elas estão prontas para fazer uma compra e você pronto para vender.
Funil de vendas, marketing imobiliário
Exemplo de um Funil de Vendas.

Hotsite dedicado:

Um Hotsite é uma página que não depende especificamente do seu site. Geralmente podendo ser em uma página única, com o objetivo de promover um produto, serviço, evento ou campanha específica. 

Confira como o hotsite pode trazer bons resultados para seu marketing imobiliário:

  • Lançamento: por fornecer informações concisas e direcionadas, ele é muito importante para seu lançamento imobiliário. Nós falamos sobre isso no Blog da Exent, com 5 dicas para o sucesso do seu lançamento imobiliário.
  • Geração de leads qualificados: os hotsites são projetados para capturar informações de contato dos visitantes interessados na propriedade. Com um formulário de contato e um CTA (call to action) chamativo e direcionado, você gerará leads qualificados e estabelecerá um canal de comunicação direto com eles.
  • Mensuração e análise: com o uso de ferramentas para análise de dados, você poderá acompanhar o desempenho do hotsite, monitorar o número de visitantes, ações realizadas e leads gerados. Avaliando a eficácia de sua campanha, poderá ajustar as estratégias de marketing com base nos resultados obtidos.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair, engajar e converter potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, que agregue valor para o público-alvo. Ao oferecer conteúdo de qualidade, você estabelece maior confiança com seu público, levando ao seu objetivo principal: conversão em vendas. 

Como criar conteúdo no mercado imobiliário?

  • Conheça seu público-alvo: pesquise suas necessidades, interesses e dúvidas mais comuns relacionadas ao mercado imobiliário. Conhecendo a fundo as dores do seu público, você direciona o seu conteúdo de forma eficaz.
  • Ofereça informações sobre o mercado imobiliário: faça análises de mercado, tendências, dados de preços, valorização de imóveis, entre outras informações que eduque seu público.
  • Vídeos e imagens: apresente as propriedades disponíveis por meio de descrições detalhadas com imagens de alta qualidade e vídeos. Isso dará uma visão mais clara e maior confiança na tomada de decisão.
  • Depoimentos e cases de sucesso: apresente depoimentos de clientes satisfeitos para dar maior credibilidade e confiança, além de construir maior reputação para sua imobiliária.

Google Ads para Marketing Imobiliário

O Google Ads é uma plataforma do Google que permite a criação de anúncios segmentados, oferecendo diferentes formatos para esses anúncios, como:

  • Anúncios de display, onde você usa banners e imagens;
  • Anúncios de pesquisa, para melhorar os resultados de pesquisas no Google, realizando o estudo de palavras-chave mais relevantes, melhorando seu ranqueamento dentro do nicho de mercado imobiliário;
  • Anúncios em vídeo, para o Youtube.

Para o marketing imobiliário, o Google Ads é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade e a geração de leads qualificados. Confira:

  • Segmentação geográfica: permite que você direcione anúncios para as pessoas que estão pesquisando imóveis em uma área específica, seja uma cidade, bairro ou região.
  • Palavras-chave: é importante realizar um estudo de quais palavras os usuários mais pesquisam relacionado ao mercado imobiliário, para garantir que seus anúncios sejam exibidos para eles.
  • Remarketing: esse recurso permite você alcançar usuários que visitaram seu site anteriormente. Você poderá reengajar potenciais clientes que pesquisaram propriedades específicas em seu site, mostrando anúncios personalizados e incentivando-os a retornar e explorar mais opções.
  • Mensuração e otimização: verificar o desempenho de seus anúncios, como cliques, impressões e taxa de conversão. Essas métricas permitem que você avalie a eficácia de suas campanhas e faça ajustes para obter melhores resultados.

Facebook Ads e Instagram Ads para Marketing Imobiliário

É de suma importância estar presente também no Facebook Ads e por sua vez, no Instagram Ads. Essa ferramenta te dá opção para anunciar nas duas redes sociais e oferece diversas estratégias e recursos para o seu marketing imobiliário: 

  • Segmentação avançada: aqui você poderá segmentar seu público com base em critérios demográficos, interesses, comportamentos e localização.
  • Retargeting: essa estratégia permite exibir anúncios para pessoas que já interagiram com seu site, página de destino ou outros conteúdos relacionados. Isso permite que você alcance novamente aqueles que já demonstraram interesse em suas ofertas imobiliárias, reforçando a mensagem e aumentando as chances de conversão.
  • Geração de leads: Utilize os formulários do Facebook para capturar informações valiosas de pessoas interessadas em seus imóveis. Ao solicitar que os usuários preencham um formulário no anúncio, você pode obter informações como nome, e-mail, número de telefone e outras informações relevantes.
  • Mensuração e otimização: aqui você também terá acesso a métricas detalhadas para avaliar o desempenho dos seus anúncios, para ajustar e otimizar suas campanhas, direcionando seus investimentos para os anúncios que trazem melhores resultados.
  • Criativos diferenciados: aproveite as diversas funcionalidades que a ferramenta oferece para se destacar, atraindo a atenção do seu público. Teste os diferentes formatos, e veja qual retorna com os melhores resultados. Faça vídeos, carrossel (mais de uma imagem por post) e Reels.
Treinamento Facebook Ads
Treinamento de Facebook Ads específico para Marketing Imobiliário.

TikTok Ads para o Marketing Imobiliário

O Tiktok é a plataforma que mais cresce no mundo, com marco global de 1 bilhão de usuários ativos mensais. No Brasil, ela possui mais de 73,5 milhões de usuários. Com esses dados, podemos concluir que essa é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade e reconhecimento de sua marca ou produto. E como será que ela funciona para o marketing imobiliário?

Um case de sucesso comprova seu potencial: uma construtora brasileira realizou uma venda de um apartamento no valor de R$279 mil. Eles investiram na plataforma por dois anos, acompanhando as tendências e os movimentos dos usuários, o que lhes permitiu criar conteúdo relevante e atrativo. 

Como funciona o Tiktok Ads

Agora que entendemos a importância do tiktok para a estratégia de marketing imobiliário, vamos entender como funcionam os anúncios da plataforma. 

Primeiro é preciso ter uma conta empresarial para criar, monitorar e gerenciar os anúncios criados. Ela é dividida em duas modalidades: modo simplificado e modo personalizado.

  • Modo simplificado: o trabalho de otimização e segmentação fica por conta do algoritmo do Tiktok;
  • Modo personalizado: os anunciantes possuem total controle sobre a criação dos anúncios. Sendo possível realizar testes A/B, direcionar e segmentar o público que será impactado. 

O TikTok oferece oportunidades de segmentação semelhantes às do Facebook Ads. É possível selecionar a idade, o gênero, os interesses e a localização da audiência para direcionar os anúncios de forma eficaz. 

No entanto, é importante mencionar que existem algumas limitações, como a falta da opção para escolher um raio específico em quilômetros ao redor de um local. Contudo, o TikTok ainda oferece uma plataforma promissora para alcançar um público amplo e envolver-se com potenciais compradores e locatários no mercado imobiliário.

Tiktok Ads
Treinamento na empresa do TikTok.

Uso de CRM como ferramenta de Marketing Imobiliário

A ferramenta de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) é um dos recursos que auxiliam para o gerenciamento de dados, reduzindo custos, melhorando processos e automatizando os atendimentos. 

Confira como essa ferramenta pode trazer diversos benefícios para seu marketing imobiliário:

  • Gestão de leads: ele permite capturar, armazenar e gerenciar todas as informações relacionadas aos leads imobiliários. Você terá o histórico de interações, notas, preferências e estágio de cada lead, dentro do funil de vendas. Com isso, você entenderá melhor o perfil e as necessidades de cada lead, permitindo uma comunicação mais personalizada e eficaz.
  • Automação de marketing: com recursos de automação de marketing integrados ao CRM, você poderá automatizar tarefas, como o envio da régua de e-mails personalizados, acompanhamento dos leads, agendamento de eventos importantes e mandar lembretes.
  • Nutrição de leads: você poderá criar campanhas de nutrição de leads, enviando conteúdo relevante e segmentado para os leads em diferentes estágios do funil de vendas. Você pode automatizar o envio de e-mails com informações sobre propriedades, atualizações do mercado imobiliário e dicas úteis para ajudar os leads a avançar em sua jornada de compra.
  • Análise e relatórios: ele oferece recursos de análise e relatórios para monitorar o desempenho das suas campanhas de marketing. Você pode acompanhar métricas como taxa de conversão, origem dos leads, interações e ROI (retorno sobre o investimento).

Lead Scoring

O lead scoring é uma abordagem que permite maior conhecimento de seus leads, com técnicas que avaliam a qualidade e potencial deles, baseando-se no perfil e comportamento do usuário. 

Essa estratégia prioriza e segmenta quem possui maior probabilidade de se tornar seu cliente. Ele te orienta a direcionar maiores esforços de marketing e venda para o lead certo, no momento certo.

O lead scoring atribui uma pontuação para cada lead com base em critérios já pré-definidos, indicando o nível de interesse e prontidão para a compra. Eles podem incluir:

Dados demográficos:

  • Localização;
  • Faixa de renda.

Informações comportamentais:

  • Interações com o site;
  • Engajamento com seus e-mails (taxa de abertura, cliques no CTA);
  • Downloads de conteúdo;
  • Preenchimento de formulários.

É importante sempre revisar e ajustar regularmente a pontuação, com base nos resultados e feedbacks. Isso garante uma integração adequada com seu sistema de CRM para acompanhar as pontuações e o progresso dos leads. 

O lead scoring no mercado imobiliário é uma estratégia valiosa. Ao focar nos leads mais promissores, você aumenta as chances de convertê-los em clientes, otimizando seus recursos e tempo, resultando em um processo de vendas mais eficiente e bem-sucedido. 


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Agência de Marketing Digital especializada em marketing imobiliário e marketing B2B. Desde 2006 criando estratégias que geram negócios.