Como Dominar o Marketing para Construtoras e se Destacar no Mercado

O marketing para construtoras é fundamental para se destacar no mercado imobiliário altamente competitivo, aumentando o alcance e o reconhecimento do seu público na tomada de decisão. 

Com consistência e adaptação contínua às mudanças no mercado e nas preferências do público, o marketing para construtoras pode aumentar significativamente a visibilidade da empresa, atrair maior número de leads para se tornarem clientes e consolidar sua posição no setor.

Nesse artigo, abordaremos estratégias essenciais de marketing para construtoras e como aplicá-las para obter os melhores resultados.

Entenda o mercado imobiliário para direcionar seu marketing para Construtoras

Uma construtora é responsável pelo desenvolvimento e administração de um empreendimento, realizando um conjunto de atividades para promover e realizar a construção.

As atividades principais de uma construtora são:

  • A compra de terrenos (prospecção ativa e passiva);
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Aprovações;
  • Construções;
  • Operação de estandes de vendas;
  • Campanhas de divulgação;
  • Relacionamento com corretoras parceiras;
  • Relacionamento com a vizinhança;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Assistência técnica aos proprietários e moradores por cinco anos.

Por que Investir em Marketing Digital para Construtoras?

Na busca por impulsionar seus resultados, é crucial considerar estratégias de marketing, com ênfase na construção da presença digital. 

Atualmente, a internet é amplamente utilizada por empresas em todo o mundo, e a crescente conectividade nos coloca em um cenário onde estar presente online é fundamental para o sucesso dos negócios.

No Google, as buscas por termos como “imóvel”, “casa”, “apartamento” e “construtoras” são altas. Dados do buscador apontam que mais de 100 mil visitantes já fizeram essa busca, sugerindo que esses usuários estão explorando ativamente os sites das construtoras.

No entanto, a decisão de adquirir imediatamente uma propriedade construída pela construtora é improvável. Isso ocorre porque os consumidores precisam sentir confiança e segurança antes de realizarem a compra. Esses sentimentos só podem ser estabelecidos por meio de uma estratégia de marketing bem elaborada, que envolve, por exemplo, a criação de conteúdos direcionados ao público-alvo nas redes sociais e sites.

Tendências e Desafios no Mercado e Marketing para Construtoras

O setor imobiliário passou por muitas mudanças nos últimos anos. Saindo desse cenário de crise, as expectativas estão cada vez mais positivas, diante de um cenário mais previsível. 

Através de estudos nesse mercado, é possível ver uma tendência de clientes mais seguros e propensos à tomada de decisão para compra de imóveis. 

Analisando a perspectiva de melhora nas vendas de imóveis em 2023, um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Construtoras Imobiliárias (Abrainc) revela que 62% dos empresários do setor acreditam que o mercado imobiliário em 2023 estará um pouco ou muito melhor do que nos últimos anos.

Essa perspectiva otimista é justificada pelo desempenho do setor em 2022, quando 55% dos empresários do ramo imobiliário apontaram que as vendas atingiram ou superaram as metas previstas no início do ano. 

Isso sugere que, com um cenário mais previsível, especialmente na economia, o mercado de imóveis está bem aquecido e tende a se manter assim pelos próximos anos.

Em relação aos desafios no mercado de construtoras, segundo a mesma pesquisa da Abrainc, as tendências dos últimos 12 meses revelam que 85% dos consumidores que adquiriram imóveis optaram por unidades residenciais. Desse total, 69% destinaram a aquisição para moradia, enquanto 16% escolheram como segunda residência ou imóvel de lazer.

Por isso a importância das construtoras em conhecer o seu público e compreender quais tipos de imóveis são mais pesquisados e vendidos. 

Escolhendo os canais de Marketing para Construtoras

A escolha dos canais de marketing para construtoras determina por quais meios você irá promover seu empreendimento imobiliário, atraindo potenciais clientes e destacando-se no mercado. 

Nesse contexto, a seleção dos canais deve ser baseada no público-alvo que deseja alcançar, nos objetivos de cada ação, e, se necessário, no orçamento disponível.

Essas estratégias podem ser as mais variadas, incluindo redes sociais, blog, e-mail marketing, entre outras. 

Vamos conferir com detalhes cada uma dessas estratégias em seus canais de marketing, com insights sobre como cada abordagem pode contribuir para o sucesso do seu negócio!

Marketing de Conteúdo para Construtoras

Vamos começar a nossa estratégia pensando em marketing de conteúdo e a sua importância na construção de relacionamentos sólidos com o seu público-alvo. Essa abordagem aumenta o reconhecimento da sua empresa e, consequentemente, gera leads qualificados, fundamentais para o sucesso a longo prazo.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a criação e compartilhamento de conteúdos relevantes, valiosos e direcionados, com objetivo de atrair, envolver e manter seu público e clientes cada vez mais informados. É importante definir uma estratégia de conteúdo para atrair novos leads e ao mesmo tempo, manter os clientes satisfeitos e fidelizados.

O primeiro passo para criar conteúdo para construtoras é conhecer o seu público-alvo. Ao entender quem você quer atingir, será possível identificar o tipo de conteúdo que eles consomem atualmente, as redes sociais em que estão mais presentes e seus hábitos de consumo.

Tudo isso você define na construção da sua persona, que te guiará para decidir os melhores meios de comunicação e conteúdos que agreguem valor ao seu público.

Dentro dessa produção de conteúdo para construtoras, uma fase importante é a pesquisa de palavras-chave. Porém, falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Para saber mais sobre a entrega de conteúdos de qualidade dentro da área de imobiliárias, confira nosso post sobre marketing imobiliário. Nele, abordamos, entre outros tópicos, a importância do inbound marketing nesse cenário. 

A Importância de entregar conteúdo de valor para Construtoras

A entrega de conteúdo de valor é a chave para o sucesso das construtoras no ambiente digital. Como mencionado no tópico anterior, a criação desse conteúdo envolve, a princípio, possuir um profundo entendimento sobre o público-alvo, permitindo identificar as melhores formas de comunicação e a entrega dos conteúdos que eles buscam e possuem dúvidas. 

Entregar materiais que agreguem algo ao seu público é o diferencial da sua marca para as outras. Você pode fazer isso através de conteúdos para as redes sociais, vídeos, e-books, blogs, planilhas, infográficos, entre outros. 

Uma das formas de trabalhar seu marketing de conteúdo para construtoras é por meio de posts no blog

Para iniciar, é necessário realizar uma busca por palavras-chave que possuem alto número de buscas no Google. Ferramentas como o SEMRush podem ser utilizadas para avaliar o número de pesquisas de uma determinada palavra-chave do seu nicho.

Ao realizar essa seleção de palavras-chave, é fundamental adotar uma perspectiva alinhada ao seu público-alvo. Precisamos sempre focar em escolhas de palavras como se nós fôssemos o público e como eles buscariam tais informações no Google. Essas escolhas devem estar estrategicamente alinhadas ao seu negócio. 

Lembre-se: não produza conteúdos com o único foco em vendas, mas sim em agregar valor. 

Se tudo o que você comunicar for falando sobre seu serviço, o conteúdo perderá seu valor. Clientes não querem saber apenas sobre o seu empreendimento, mas sim como essa aquisição pode mudar positivamente suas vidas.

Portanto, é essencial estarmos atentos a temas interessantes da área de construtoras e transformá-los em diversos tipos de conteúdos, proporcionando uma experiência informativa para o seu público. 

Importância das Redes Sociais para Construtoras

É muito importante manter uma comunicação com seu público por meio das redes sociais que eles mais interagem e gostem. As redes sociais têm um poder de divulgação, de forma orgânica, permitindo que você se torne autoridade no assunto.

À medida que os clientes se mantêm atualizados por meio de uma rede social clara e bem estruturada, a confiança na marca naturalmente se fortalece.

Os formatos podem ser os mais variados:

  • Reels;
  • Tutoriais;
  • Divulgação dos Blog posts;
  • Enquetes nos stories;
  • Tour sobre um novo empreendimento;
  • Dicas.

Qual rede social escolher?

Diante de diversas redes sociais disponíveis, é importante selecionar cuidadosamente as plataformas mais estratégicas para a sua empresa. Cada uma possui suas próprias características, e a escolha adequada pode ser determinante para o sucesso da sua estratégia de marketing. 

Levando isso em consideração, vamos analisar algumas das redes sociais mais pertinentes para as empresas:

  • Facebook: a utilização de grupos, tanto abertos quanto fechados, oferece uma oportunidade de comunicação direta com pessoas que compartilham interesses comuns. Além disso, as páginas empresariais podem ser adaptadas e fornecer diversos recursos de comunicação, deixando sua página bem informativa.
  • Instagram: o foco deve estar na criação de uma estética visual atraente. Por isso, concentre-se em vídeos e imagens que destaquem as características marcantes do seu empreendimento. A utilização de hashtags específicas e populares é uma boa maneira de alcançar um público interessado no seu negócio.
  • LinkedIn: por ser uma rede social de networking, a plataforma exige uma abordagem mais cuidadosa. Dada a natureza dos temas abordados, centrados em empresas, profissionalismo, cultura e valores, é essencial evitar estratégias de vendas diretas ou comerciais. Em vez disso, o foco deve ser na construção de relacionamentos e no compartilhamento de conteúdos relevantes para consolidar uma presença digital marcante.

Vídeos e Tour Virtual como Ferramentas de Marketing para Construtoras

Vídeos e tours virtuais são ótimas estratégias dentro do marketing para construtoras, pois oferecem uma experiência mais imersiva e detalhada sobre os empreendimentos, permitindo que os interessados explorem os espaços remotamente, antes da visita presencial. Isso é, sem dúvidas, usar a tecnologia e a inovação ao seu favor!

Você pode desenvolver tour virtuais interativas em 360º, que permitam que os usuários explorem os espaços em detalhes, podendo navegar nas áreas internas e externas, dar zoom e ter uma visão completa do empreendimento.

Realidade aumentada e Realidade virtual oferecem experiências únicas, envolventes e imersivas. Essas tecnologias não se limitam apenas a eventos de lançamento, mas ao longo de todo processo de marketing e vendas.

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

As campanhas no Google, assim como o Facebook Ads e Instagram Ads, são pagas. Porém, se seu objetivo é obter resultados sem a necessidade de investir em anúncios pagos, as técnicas de SEO são uma ótima alternativa.

Essa é uma estratégia fundamental para aumentar a visibilidade online e atrair maior tráfego e leads qualificados para os seus sites, já que o SEO envolve otimizar seu conteúdo e site para que ele apareça nas primeiras posições dos resultados de busca, como o Google.

Isso é especialmente importante no setor imobiliário, onde a concorrência é alta e muitas pessoas começam sua busca por propriedades dentro do Google. 

Estar nas primeiras posições dos resultados de busca significa garantir que a sua marca seja encontrada de forma mais assertiva, potencializando as chances de atrair a atenção de potenciais clientes.

Campanhas de Anúncios Online 

As campanhas de anúncios são uma parte crucial do marketing digital para construtoras, permitindo que você alcance mais pessoas de uma forma mais segmentada, aumentando a visibilidade das suas propriedades e atraindo potenciais compradores. 

Vamos entender mais sobre as campanhas de anúncios:

  • Plataformas: temos plataformas disponíveis para criar campanhas, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Waze Ads e Tiktok Ads. 
  • Segmentação: desempenha o papel de direcionar seus anúncios para o público que você estudou e deseja atingir. É possível segmentar com base em localização geográfica, faixa etária, interesses, comportamentos de pesquisa, renda e muito mais. Isso faz com que seus anúncios sejam exibidos para pessoas mais propensas a se interessarem por suas propriedades.

E-mail Marketing Segmentado para construtoras

Ações de E-mail Marketing, quando bem planejadas e realizadas de forma estratégica, podem gerar ótimos resultados! 

No entanto, para desenvolver um bom relacionamento por e-mail no ramo imobiliário, é preciso entender que o lead de imobiliária difere daquele de construtoras. Essa distinção é devido à dinâmica de trabalho distinta entre esses dois segmentos.

Para construtoras, o número de ofertas é menor e o público é mais segmentado. Essa característica torna a estratégia de relacionamento por e-mail mais simples, porém, desafiadora.

Vamos conferir algumas estratégias de relacionamento por e-mail: 

Mantenha o relacionamento com quem já comprou seu empreendimento

Mais do que o relacionamento pós-venda, é necessário adotar estratégias de reativação de leads para reforçar sua marca positivamente e renovar o interesse em novos serviços.

A vida das pessoas pode mudar muito ao longo do tempo, como o nascimento de filhos, mudanças no local de trabalho, entre outras situações. Pensando nisso, uma abordagem eficiente é identificar contatos de clientes que adquiriram propriedades em seu empreendimento há mais de 4 anos. Ao entrar em contato, explore a possibilidade de uma nova mudança, apresentando novos serviços e seus benefícios.

Tenha relacionamento com seu público de investidores

Não é apenas para os clientes finais que uma construtora vende seus empreendimentos. Os investidores, que compraram um ou mais imóveis para revenda ou locação, representam uma parcela significativa do mercado. 

Construa um fluxo de e-mails sobre os seus novos lançamentos para esse público, oferecendo informações detalhadas sobre cada novo empreendimento.

Capte novos leads por meio de Landing Pages ou Hotsites

Captar novos leads interessados em seus empreendimentos e fechar vendas pode ser bem desafiador. Uma ótima estratégia é construir uma Landing Page ou Hotsite com a oferta do seu serviço e elaborar fluxos para nutrir os leads com e-mails de conteúdos relacionados ao mercado imobiliário. 

A chave para o sucesso está na segmentação, onde você pode direcionar uma página específica para seus diferentes públicos. 

Por exemplo, é possível criar duas Landing Pages para um mesmo serviço: uma otimizada para converter leads finais; a outra, para o público de investidores. Esses grupos possuem interesses distintos quando se trata da aquisição de um imóvel, e essa abordagem segmentada aumenta a eficácia da comunicação e das conversões.


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Exent

Agência de Marketing Digital especializada em marketing imobiliário e marketing B2B. Desde 2006 criando estratégias que geram negócios.