Como Dominar o Marketing para Incorporadoras e se Destacar no Mercado

O marketing para incorporadoras é fundamental para se destacar no mercado imobiliário altamente competitivo, aumentando o alcance e o reconhecimento do seu público na tomada de decisão. 

Com consistência e adaptação contínua às mudanças no mercado e nas preferências do público, o marketing para incorporadoras pode aumentar significativamente a visibilidade da empresa, atrair maior número de leads para se tornarem clientes, e consolidar sua posição no setor.

Nesse artigo, abordaremos estratégias essenciais de marketing para incorporadoras e como aplicá-las para obter os melhores resultados.

Entenda o mercado imobiliário para direcionar seu marketing para incorporadoras

Uma incorporadora é responsável pelo desenvolvimento e administração de um empreendimento, realizando um conjunto de atividades para promover e realizar a construção.

As atividades principais de uma incorporadora são:

  • A compra de terrenos (prospecção ativa e passiva);
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Aprovações;
  • Construções;
  • Operação de estandes de vendas;
  • Campanhas de divulgação;
  • Relacionamento com corretoras parceiras;
  • Relacionamento com a vizinhança;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Assistência técnica aos proprietários e moradores por cinco anos.

Por que Investir em Marketing Digital para Incorporadoras?

Na busca por alavancar seus resultados, é imprescindível considerar estratégias de marketing, com ênfase na construção da presença digital. 

Atualmente, a internet é amplamente utilizada por empresas em todo o mundo, e a crescente conectividade nos coloca em um cenário onde estar presente online é fundamental para o sucesso dos negócios.

No Google, as buscas por termos como “imóvel”, “casa”, “apartamento” e “construtoras” são altas. Dados do buscador apontam que mais de 100 mil visitantes já fizeram essa busca. 

Tendências e Desafios no Mercado e Marketing para Incorporadoras

O setor imobiliário passou por muitas mudanças nos últimos anos. Saindo desse cenário de crise, as expectativas estão cada vez mais positivas, diante de um cenário mais previsível. 

Através de estudos nesse mercado, é possível ver uma tendência de clientes mais seguros e propensos à tomada de decisão para compra de imóveis. 

Vamos entender, então, sobre a perspectiva de melhora nas vendas de imóveis em 2023: um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliários (Abrainc), mostrou que 62% dos empresários do setor acreditam que o mercado imobiliário em 2023 estará um pouco ou muito melhor do que os últimos anos.

Isso se deve pois, ainda em 2022, 55% dos empresários no ramo imobiliário apontaram que as vendas de 2022 estiveram de acordo ou acima das metas previstas no início do ano. Ou seja, com um cenário mais previsível, principalmente na economia, o mercado de imóveis está bem aquecido e tende a se manter assim pelos próximos anos.

Já os desafios no mercado de incorporadoras, segundo a mesma pesquisa da Abrainc, as tendências apontam que nos últimos 12 meses, 85% dos consumidores que adquiriram imóveis, compraram unidades residenciais, sendo 69% como moradia e 16% como segunda residência ou imóvel de lazer.

Por isso a importância das incorporadoras em conhecer o seu público e compreender quais tipos de imóveis são mais pesquisados e vendidos. 

Escolhendo os canais de Marketing para incorporadoras

A escolha dos canais de marketing para incorporadoras determinam por quais meios você irá promover seu empreendimento imobiliário, atraindo potenciais clientes e destacando-se no mercado. 

Nesse contexto, a seleção dos canais devem ser baseadas no público-alvo que deseja alcançar, nos objetivos de cada ação, e, se necessário, no orçamento disponível.

Essas estratégias podem ser as mais variadas, incluindo desde redes sociais, blog, e-mail marketing, entre outras. Vamos conferir com detalhes cada uma dessas estratégias em seus canais de marketing, com insights sobre como cada abordagem pode contribuir para o sucesso do seu negócio!

Marketing de Conteúdo para Incorporadoras

Vamos começar a nossa estratégia pensando em marketing de conteúdo e a sua importância na construção de relacionamentos sólidos com o seu público-alvo, aumentando o reconhecimento da sua empresa, a fim de gerar leads qualificados. 

O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a criação e compartilhamento de conteúdos relevantes, valiosos e direcionados que atraia, envolva e mantêm seu público e clientes cada vez mais informados. É importante definir uma estratégia de conteúdo para atrair novos leads, como também para manter seus clientes satisfeitos e fidelizados. 

O primeiro passo para criar conteúdo para incorporadoras e construtoras é conhecer o seu público-alvo. Compreendendo quem você quer atingir, você entenderá o tipo de conteúdo que eles consomem atualmente, quais redes sociais estão mais presentes e quais seus hábitos de consumo. Tudo isso você define na construção da sua persona, que te guiará para decidir os melhores meios de comunicação e conteúdos que agreguem valor. 

Dentro dessa produção de conteúdo para incorporadoras, envolve também uma ampla pesquisa de palavras-chave. Porém, falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Para saber mais sobre a entrega de conteúdos de qualidade dentro da área de imobiliárias, confira nosso post sobre marketing imobiliário, em que falamos em um dos tópicos no texto, sobre inbound marketing. 

A Importância de entregar conteúdo de valor para Incorporadoras

Conforme mencionamos no tópico anterior, para a criação de conteúdo de valor, precisamos inicialmente possuir um entendimento profundo sobre quem é o nosso público-alvo, a fim de identificar as melhores formas de nos comunicarmos, entregando conteúdo que eles buscam e possuem dúvidas. 

Entregar materiais que agreguem algo o seu público é o diferencial da sua marca para as outras. Você pode fazer isso através de conteúdos para as redes sociais, vídeos, e-books, blog, planilhas, infográficos, entre outros. 

Uma das formas de trabalhar seu marketing de conteúdo para incorporadoras é por meio de posts no blog. Para iniciar, precisamos realizar uma busca por palavras-chave que possuem alto número de buscas no Google. Existem diversas ferramentas, por exemplo, o SEMRush, que você pode usar para avaliar o número de pesquisas de uma determinada palavra-chave do seu nicho.

Precisamos sempre focar em escolhas de palavras como se nós fôssemos o público e como eles procurariam sobre isso no Google. Precisa ter a ver com o seu negócio. 

Lembre-se: não produza conteúdos com o único foco em vendas, mas sim em agregar valor. 

Se tudo o que você comunicar for falando sobre seu serviço, o conteúdo perderá seu valor. Clientes não querem saber apenas sobre o seu empreendimento, mas sim como ele pode mudar na vida dele. Precisamos estar atentos a temas interessantes da área de incorporadoras e transformá-las em diversos tipos de conteúdos. 

Importância das redes sociais para Incorporadoras

É muito importante manter uma comunicação com seu público por meio das redes sociais que eles mais interagem e gostem. As redes sociais têm um poder de divulgação, de forma orgânica, onde você pode se tornar autoridade no assunto. Eles sentem mais confiança, conforme se atualiza com uma rede social clara e bem estruturada.

Os formatos podem ser os mais variados:

  • Reels;
  • Tutoriais;
  • Divulgação dos Blog posts;
  • Enquetes nos stories;
  • Tour sobre um novo empreendimento;
  • Dicas.

Qual rede social escolher?

O Facebook, podemos usar a estratégia de grupos privados e abertos. Você pode encontrar grupos de vendas e realizar sua comunicação por lá, com pessoas que já possuem esse interesse em comum. Além de as páginas empresariais, que também podem ser adaptadas e fornecer diversos recursos de comunicação, deixando sua página bem informativa.

O Instagram é preciso pensar sempre na parte visual atrativa. Por isso é importante focar em vídeos, imagens e as belezas de seus empreendimentos. Importante focar em hashtags específicas e generalizadas, para atingir um maior público que curte e busca saber mais sobre seu negócio. 

O Linkedin, por ser uma rede social de networking, precisamos tomar cuidado, por os assuntos serem mais voltados a empresas, profissionalismo, cultura e valores. Não é o lugar certo para vendas e abordagens mais comerciais. 

 

Vídeos e Tour Virtual como Ferramentas de Marketing para incorporadoras

Vídeos e tours virtuais são ótimas estratégias dentro do marketing para incorporadoras, pois oferecem uma experiência mais imersiva e detalhada sobre os empreendimentos, permitindo que eles explorem os espaços onde estiverem, antes da visita presencial. É usar a tecnologia e a inovação ao seu favor!

Você pode desenvolver tour virtuais interativas em 360º, que permitam que os usuários explorem os espaços em detalhes, podendo navegar nas áreas internas e externas, dar zoon e ter uma visão completa do empreendimento.

Realidade aumentada e Realidade virtual oferecem experiências únicas, envolventes e imersivas. Além de eventos de lançamento, poder oferecer todas essas experiências. 

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

Essa é uma estratégia fundamental para aumentar a visibilidade online e atrair maior tráfego e leads qualificados para os seus sites. 

O SEO envolve otimizar seu conteúdo e site para que ele apareça nas primeiras posições dos resultados de busca, como o Google. 

Isso é especialmente importante na indústria imobiliária, onde a concorrência é alta e muitas pessoas começam sua busca por propriedades dentro do Google. 

Falamos mais sobre estratégias em SEO em nosso post sobre marketing imobiliário, confira!

Campanhas de Anúncios Online 

As campanhas de anúncios são uma parte crucial do marketing digital para incorporadoras, permitindo que você alcance mais pessoas de uma forma mais segmentada, aumentando a visibilidade das suas propriedades e atraindo potenciais compradores. 

Vamos entender mais sobre as campanhas de anúncios:

Plataformas: temos plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Waze Ads e Tiktok Ads. Confira nosso post sobre marketing imobiliário, onde falamos dessas plataformas, detalhadamente. 

Segmentação: ela que irá direcionar seus anúncios para o público certo, que você estudou e deseja atingir. É possível segmentar com base em localização geográfica, faixa etária, interesses, comportamentos de pesquisa, renda e muito mais. Isso faz com que seus anúncios sejam exibidos para pessoas mais propensas a se interessarem em suas propriedades.

 

E-mail Marketing Segmentado para incorporadoras

Ações de E-mail Marketing quando bem planejadas e realizadas de forma estratégica, podem gerar ótimos resultados! 

Para desenvolver um bom relacionamento por e-mail no ramo imobiliário, é preciso entender que o Lead de imobiliária é diferente do Lead de incorporadoras e construtoras. Isso se deve, pois a dinâmica de trabalho de uma imobiliária é diferente da dinâmica das incorporadoras e construtoras.

Para incorporadoras e construtoras, o número de ofertas é menor e o público é mais segmentado. Isso torna a estratégia de relacionamento por e-mail mais simples, porém, desafiadora.

Vamos conferir algumas estratégias de relacionamento por e-mail: 

Mantenha o relacionamento com quem já comprou seu empreendimento

Mais do que o relacionamento pós-venda, é reativar esses leads como uma estratégia para reforçar sua marca positivamente, para reativar seu interesse em um novo serviço. 

A vida das pessoas podem mudar muito com o tempo, filhos nascem, o trabalho muda de endereço, entre outras situações. Separe contatos de clientes que já compraram de seu empreendimento há mais de 4 ou 5 anos e pergunte se eles desejam mudar novamente, aproveitando para mostrar novos serviços. 

Tenha relacionamento com seu público de investidores

Não é apenas para os clientes finais que uma incorporadora vende seus empreendimentos. Os investidores são aqueles que compraram um ou mais imóveis e revenderam ou colocaram para alugar. 

Construa um fluxo de e-mails sobre o seus novos lançamentos, onde cada e-mail terá alguma informação sobre esses novos empreendimentos.

Capte novos leads por meio de Landing Pages ou Hotsites

Captar novos Leads interessados em seus empreendimentos e fechar a venda pode ser bem desafiador. Uma ótima estratégia é construir uma Landing Page ou Hotsite com a oferta do seu serviço, e desenhar fluxos para nutrir o seu Lead com e-mails de conteúdos relacionados ao mercado imobiliário. 

Segmente sua página específica para seus diferentes públicos. Por exemplo, você pode fazer duas Landing Pages de um mesmo serviço, mas um com foco na conversão para o seu público final e outro para o público de investidores. São públicos que possuem interesses diferentes, quando se trata da compra de um imóvel. 


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Exent

Agência de Marketing Digital especializada em marketing imobiliário e marketing B2B. Desde 2006 criando estratégias que geram negócios.